Del Carros
www.AutoPECAS-online.pt

Carros brasileiros passarão por crash-test em 2017

A segurança veicular não é um assunto muito na moda atualmente no Brasil, mas vai se tornar em 2017. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, vai iniciar em 2017 um programa de homologação com crash-tests para todos os automóveis fabricados no País. O carro que não cumprir os critérios da instituição não poderá ser vendido no mercado brasileiro.

Os testes serão realizados na cidade de Duque de Caxias (RJ), onde será construído um centro com a estrutura para os ensaios de colisões. Segundo o Inmetro, a empreitada vai consumir cerca de R$ 100 milhões.

Além do centro para os crash-tests, também poderá haver um aperfeiçoamento nos critérios de segurança estabelecidos pela legislação brasileira, segundo reportou artigo do jornal Estado de São Paulo.

O laboratório de batidas de carros no Brasil vai simular acidentes com impactos em barreiras que permitem avaliar o nível de deformação da carroceria dos automóveis, o funcionamento dos itens de segurança e impacto nos ocupantes, analisado por meio de bonecos com sensores que simulam seres humanos.

Atualmente, somente Volkswagen e GM têm espaços especiais para crash-tests no Brasil. As demais montadoras usam centros no exterior.

Imagem manchada

A segurança dos carros brasileiros já foi posta à prova pela agência Associated Press, que considerou os veículos nacionais “comprovadamente letais” baseada em crash-tests realizados pela Latin NCAP em 2012. Na ocasião foram testados diversos veículos fabricados no Brasil e nenhum obteve resultado satisfatório.

Adicionar comentário